Inglês (Niterói)

Informações básicas

Coordenação: Prof.ª Katia Modesto Valerio
Níveis: 6
Carga horária: 45 horas semestrais (270 horas no total)
Duração total do curso: 3 anos
Modalidade: Presencial e Semestral
Número de vagas por turma: 30 vagas
Local de realização do curso: Campus do Gragoatá (Niterói)
Público-Alvo: Estudantes da UFF
Quesitos: Não há necessidade de conhecimento prévio para as turmas iniciantes. Para as demais, o aluno deverá realizar Prova de Nivelamento realizada pelo PULE.

Correspondência entre o nível estudado e o nível de conhecimento alcançado, conforme o QCER:

A1.1

A1.1

A1.2

A2.1

A2.2

B1.1

Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 Nível 5 Nível 6

 

Sobre o Curso

Com a duração de 3 anos, o curso de Inglês do PULE tem por objetivo ofertar à comunidade universitária a oportunidade de desenvolvimento da proficiência em língua inglesa nas quatro habilidades, compreensão e expressão oral e escrita.

 

Ementa

O material utilizado para o ensino de Língua Inglesa foi escolhido para o PULE por ser informado por estudos de corpora. Ou seja, a linguagem com a qual o aluno entra em contato durante o curso é resultado de extensas pesquisas sobre o inglês norte-americano em uso efetivo. Com isso esperamos que os alunos ao longo do curso adquiram desenvoltura para se engajarem em conversas e textos do cotidiano de modo natural.

O curso permite que os alunos tirem suas próprias conclusões acerca da estrutura e uso do inglês (indução) e que ponham em prática seus conhecimentos de modo relevante e significativo. Também buscamos promover estratégias metacognitivas que levam à independência e autonomia do aprendiz, que encontra na sala de aula o espaço para compartilhar suas descobertas e inquietações acerca do idioma.

Entendemos a avaliação como parte do processo de aprendizagem e, por isso, estamos sempre discutindo com nosso grupo de instrutores acerca das maneiras mais eficazes de aferir o progresso de nossos alunos de modo integrado a esse processo. Por isso, a avaliação das 4 habilidades no Inglês mantém os critérios estabelecidos pelo PULE e, ao mesmo tempo, valoriza a produção oral e escrita dos alunos durante as aulas, o que permite levar em consideração a singularidade de cada turma.

 

Conteúdo Programático

  • Inglês 1: Touchstone 1A
  • Inglês 2: Touchstone 1B
  • Inglês 3: Touchstone 2A
  • Inglês 4: Touchstone 2B
  • Inglês 5: Touchstone 3A
  • Inglês 6: Touchstone 3B

 

Bibliografia Utilizada

  • MCCARTHY, Michael; MCCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone Level 1: Student’s Book A with Audio CD/CD-ROM. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
  • MCCARTHY, Michael; MCCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone Level 1: Student’s Book B with Audio CD/CD-ROM. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
  • MCCARTHY, Michael; MCCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone Level 2: Student’s Book A with Audio CD/CD-ROM. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
  • MCCARTHY, Michael; MCCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone Level 2: Student’s Book B with Audio CD/CD-ROM. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
  • MCCARTHY, Michael; MCCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone Level 3: Student’s Book A with Audio CD/CD-ROM. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
  • MCCARTHY, Michael; MCCARTEN, Jeanne; SANDIFORD, Helen. Touchstone Level 3: Student’s Book B with Audio CD/CD-ROM. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.

Obs: Durante o curso, o professor poderá apresentar referências bibliográficas complementares.

Skip to content