falaMUNDO

Laboratório de conversação multilíngue entre alunos brasileiros e estrangeiros da UFF.

O que é?

O projeto proporciona a estudantes brasileiros e estrangeiros da UFF encontros para a prática da língua portuguesa e de outros idiomas. Assim, o falaMUNDO funciona como ação complementar ao aprendizado formal de línguas, que ocorre na universidade, através da comunicação colaborativa entre os participantes, sem auxílio de um especialista em ensino de idiomas.

Metodologia Tandem

Nosso projeto toma como base o Tandem. De origem latina, a palavra representa a estratégia de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira pelo contato com falantes nativos ou proficientes no idioma que se quer praticar, o que favorece a comunicação em um ambiente autêntico de fala.

Essa estratégia desenvolve autonomia e independência nos aprendizes envolvidos, visto que os pares cooperativamente estabelecem seus próprios objetivos e estratégias de aprendizagem a partir das necessidades de cada um.

Como funciona?

Os alunos serão divididos em pares que deverão estabelecer uma hora para a prática da conversação colaborativa, sendo trinta minutos para o português e os trinta minutos restantes para a língua estrangeira escolhida ou vice-versa. Desta forma, todos terão a chance de desfrutar de maneira efetiva da atividade.

Prazos

 

  • Inscrições para 2020.1: de 09 a 22 de março
  • Início das atividades: 30 de março

Deseja participar?

Faz parte ou já participou?

Os alunos regularmente inscritos deverão atender aos encontros agendados em acordo entre os alunos. Após o quantitativo mínimo de 4 encontros, o aluno poderá solicitar um Certificado de Participação no programa, equivalente ao quantitativo de horas em encontros.

Equipe falaMUNDO

Prof.ª Adriana Rebello
Coordenadora (Instituto de Letras/GLC)

Priscilla Hoelz Pacheco
Secretária (SRI)

Fale Conosco

5 + 1 =