Regras do Confucius Classroom na UFF

Aulas

Todas as aulas são ministradas por professores chineses enviados pela Universidade Normal de Hebei, parceira da UFF no projeto do CC-UFF. Por essa razão, alguns professores poderão não possuir proficiência na língua portuguesa, e algumas turmas poderão ser ministradas em inglês. Por isso, sempre confirme o idioma da sua turma antes de se inscrever.

As aulas do curso regular acompanham o calendário letivo da UFF. O material do curso é indicado pelos professores, e será disponibilizado na xerox do Bloco B. A obtenção é de responsabilidade dos alunos. Materiais e aulas enviados pelos professores durante as aulas não deverão ser compartilhados com não-alunos.

Para aprovação no curso, é necessário ter 75% de frequência nas aulas e nota final acima de 6,0. Caso o aluno seja reprovado, ele poderá repetir o nível no semestre seguinte.

Acesse nosso Manual de Boas Práticas para Aulas Online, pensado pelos alunos e professores do CC-UFF e desenvolvido para orientar o melhor aproveitamento das aulas online.

Níveis HSK

O aprendizado da língua chinesa é avaliado através do teste de proficiência oficial HSK, cujo último nível é o HSK6. No CC-UFF, abrange-se desde o nível HSK1 até o nível HSK4. O curso regular é dividido em seis níveis, equivalentes aos seis semestres do curso. As correspondências de conteúdo entre os níveis do CC-UFF e os níveis HSK são:

• Nível 1: HSK1
  • Nível 2: HSK2 (Parte I)
  • Nível 3: HSK2 (Parte II)
  • Nível 4: HSK3 (Parte I)
  • Nível 5: HSK3 (Parte II)
  • Nível 6: HSK4 (Parte I)

Para inscrever-se nos cursos do CC-UFF, é necessário:

• Preencher o formulário de matrícula ou rematrícula;
  • Assinar o Termo de Compromisso do curso;
  • Cópia do RG e CPF; e
  • Cópia do comprovante de direito de desconto referente ao semestre letivo (para o curso regular).

A idade mínima para matrícula é de 14 anos. Alunos de até 18 anos devem realizar a matrícula acompanhados de um responsável, que deverá assinar o Termo de Compromisso e também apresentar cópia da identidade e CPF.

A realização da matrícula não-iniciante (a partir do nível 2) requer a apresentação de um certificado HSK recente, ou o preenchimento de um teste de nivelamento, que deve ser solicitado à secretaria e que será corrigido por nossos professores.

A renovação da matrícula deve ser realizada pelo aluno ou seu responsável semestralmente. Será necessário preencher o formulário de rematrícula para a escolha da nova turma, e a assinatura do Termo de Compromisso referente ao novo semestre. Além disso, caso aplicável, deverá ser entregue um novo comprovante de direito de desconto atualizado.

Pagamento

O pagamento das atividades do CC-UFF – sejam as mensalidades dos cursos ou os testes HSK – é feito apenas por Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida pela Secretaria do Confucius Classroom. Não são aceitos pagamentos realizados por outros meios, ou pagamentos de GRU emitida por terceiros.

Após realizar a matrícula no curso regular, o aluno receberá por e-mail todas as GRUs referentes ao semestre vigente. Nos casos do Curso de Férias e de pagamento integral no início do semestre, será enviada uma GRU única. Caso o aluno seja menor de 18 anos, a GRU será emitida em nome do responsável.

A GRU pode ser paga somente no Banco do Brasil (em agências físicas para não-correntistas, ou internet banking para correntistas), até a data de vencimento. Após o pagamento da GRU, é obrigatório o envio de uma cópia do comprovante de pagamento (PDF ou JPEG) para o e-mail do CC-UFF (confuciusclassroom.sri@id.uff.br). Os pagamentos só serão computados mediante envio do comprovante de pagamento, e acusação de recebimento da secretaria.

Caso seja ultrapassada a data de vencimento da GRU, o aluno deverá solicitar uma nova via à secretaria, e será cobrada multa de 5% sobre o valor não pago até o último dia do mês vigente. Passado o mês vigente, será cobrada multa de 5% sobre o último valor não pago, de forma progressiva. O não cumprimento dos processos de pagamento do curso acarretará na impossibilidade do aluno de retornar aos cursos do Confucius Classroom na UFF.

Desistência e Cancelamento

Em caso de desistência do curso regular, o aluno deverá entrar em contato com a Secretaria manifestando seu interesse em desligar-se do semestre. Para o desligamento, o aluno deverá solicitar o Formulário de Desistência à secretaria, e enviar os comprovantes de pagamento dos meses cursados.

Se a solicitação de desligamento ocorrer após o vencimento da GRU do mês vigente, será necessário o pagamento do mês em questão.  O não cumprimento dos dois passos para desistência será considerado abandono do curso, e acarretará na impossibilidade do aluno de retornar aos cursos do Confucius Classroom na UFF.

O CC-UFF não poderá, sob nenhuma hipótese, realizar estorno dos valores pagos (sejam eles referentes aos meses cursados ou ao remanescente do semestre). Se o motivo do cancelamento for relacionado ao horário das aulas, é possível realizar o intercâmbio para outras turmas de mesmo nível em outros horários.