PULE é destaque em congresso de ensino de línguas estrangeiras

07/11/2022

No ano em que o Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE) comemora seus dez anos de existência, os instrutores e a coordenadora de francês do Programa destacaram os objetivos do PULE durante o XXIII Congresso Brasileiro de Professores de Francês, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de outubro de 2022, na cidade de Cuiabá (MT).

No simpósio intitulado Politiques Linguistiques e Plurilinguisme: l’Internationalisation des universités publiques et les actions pour la promotion du FLE, as instrutoras Bruna Lugatti e Marina Logullo enfatizaram a importância do Programa para a formação de professores de línguas adicionais – Helena Gonçalves, uma das primeiras professoras de francês do Programa e, atualmente, professora efetiva do Cap-UERJ, prestigiou a discussão.

A apresentação de Monique Vidal e Yasmin Vitorino mostrou a forma como a diversidade do francês pode ser abordada em sala de aula, ao promoverem, por exemplo, a interação entre seus alunos e estudantes francófonos de programas de mobilidade da UFF (SRI e Pec-G). Consuelo Gouvea e Wesley Marques apresentaram o intercambio promovido entre os alunos de francês do PULE e da East Los Angeles College (ELAC), no âmbito de uma modalidade de aprendizagem colaborativa online: COIL.